sexta-feira, 29 de junho de 2007

Razão de Ser

Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?

Paulo Leminski

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Por que eu escrevo?



Sempre temi em expressar o que sinto ou que penso.
No entanto, recentemente apaguei isso da minha mente.
Sei que muitas vezes falo coisas que não deviam ser faladas,
Mas tem coisas que quando guardamos também não nos faz bem.
Escrevo para demonstrar o que penso e sinto.
Pode até expor meu lado fraco e meus defeitos,
Porém, nunca subestime o valor da palavra proferida.
Creio que quando venho a esta análise de expor tudo que penso
eu consigo reorganizar minhas idéias e aprendo a falar melhor.
Escrevo por uma necessidade pessoal de me comunicar.
Escrevo por sentir que minha mente não é só minha, mas sim de todos
que podem estar vivendo o mesmo que eu vivo e não têem a ousadia de se expor como eu.
Escrevo pois só assim eu me sinto liberto deste mal que corre minha mente durante as noites de sono e meu desprezo pelos defeitos da vida.
Por isso eu escrevo...

terça-feira, 26 de junho de 2007

Num sei não...



Sabe como é acordar e ver que nada é como estava sendo?

Sabe como é pensar em uma coisa, mas tentando pensar em outra?

Sabe como é querer deletar o que é impagável e se remoer?

Sabe como é viver comendo carne de primeira e um dia comer uma carne de quinta?


Hoje me acordei meio sem saber o que estou vivendo.

Hoje me acordei sentindo uma enorme azia.

Hoje me acordei com uma ressaca de uma parte da vida mal bebida.

Hoje me acordei sem querer realmente acordar.


Sei que nada posso fazer.

Sei que um dia isso irá se resolver.

Sei que Deus tudo pode e Ele fará na Sua vontade.



Mas por enquanto eu vivo em um momento que num sei não...

Vivo sem saber o hoje

Mas esperando que o amanhã seja melhor do que eu sinto hoje.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

O fim de nós dois

Um quer ser mais do que o outro
Mas no passado queriam ser iguais
E hoje a diferença se faz
Em par o que antes era um.

O individualismo quer se sobre sair
Em coisas que nunca houve aqui
Mas entre um oi aí
O outro só se faz fingir.

Fingindo haver outro
Não querendo ver uma volta
Não sentindo o que sentia.

Será que nada mais sente?
Ou a razão é serene
Entre um olhar e o acabar da gente?

(meus sentimentos registrados aqui por estar um mês sem quem eu tive em quatro anos em um sentimento de amizade, respeito e sem falar da cumplicidade amando-a)

domingo, 24 de junho de 2007

Pensamento 2

Nem sempre tudo é como queremos que seja.
Quando elas saem melhor do que pensamos sempre ficamos nos vangloriando do que fizemos.
Mas quando vira uma porcaria, ou ficamos com raiva da besteira feita ou nossa conciência nos atormenta até não aguentarmos.
Quando for agir sempre aja aceitando os louros e as vaias.
Nunca desanime só com o lado ruim, pois mesmo com isso indo e vindo em sua mente, você passa por isso.
Pois da mesma forma que hoje você mal se recorda do triunfo no passado,
os outros também esquecerão a sua merda de hoje. Mas não esqueça de leva-la na sua mente,
pois não há nada pior do que fazer o mesmo erro duas vezes.

....................................

Amar hoje não é garantir que seu amor esteja com você amanhã.
Ame tudo sem pensar no depois, pois assim você nunca deixará de amar intensamente.
Amar é algo além das coisas boas. Amar é além das coisas ruins. Amar é além de sentir.
Amar é saber que nunca será preciso a palavra amar. Amar é ter ciência do que pode ter com a pessoa ao seu lado mesmo com dúvidas, erros, despreso, alegrias e vitórias.
Nunca deixe de amar se seu coração assim quiser.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Conhecendo

Muitas vezes acreditava que me conhecia, mas isso foi engano.
Muitas vezes achei que estava fazendo o correto, mas errei.
Muitas vezes errava e não admitia, mas isso foi tolice.

Hoje eu me questiono como as vezes nós mal precisamos de nenhum tempo
mas sentimos tudo como sentimos quando vivemos algo de um,
três ou quatro anos.

Acho que sentir é importante
Mas o mais importante é estar apaixonado
e isso eu quero curtir, pois as qualidades e defeitos são amados com o tempo.

Quero conhecer mais a mim e a você
Na mesma intensidade por sermos parecidos
Mas na mesma hora que nos apaixonamos, com todos os medos e receios da maturidade.

Vamos nos conhecer e dizer o que somos
e afirmar a todos os ventos isso
o que sinto e você sente.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Meu peito e um novo ar

Minhas mãos tremem em pensar
Minha boca seca em te ver
Meu coração se aperta por não ter você.

Estes sentimentos eram constantes em minha vida
E até ontem eu achei que não os sentiria novamente
Mas isso ocorreu.

Fui ser simplesmente homem
Sair, beber e ficar um pouco
Mas que esquesito meus olhos fixaram em você.

Uma música lenta, mas no ritmo gostoso ficou em minha memória
O seu cheirinho no meu nariz
E o seu gosto ainda não esqueci.

Mal consigo pensar em quando iremos nos ver
Mas quando for eu sei o que quero ouvir
O que quero fazer
E que o importante é só dançar.

(minha Zefinha é para tu viu?)

quarta-feira, 13 de junho de 2007

A espera da tua morte

Nesta noite quero poder encontrar,
Com as mais profundas das sensações,
Para que a obscuridão das almas sejam lamentações,
Como um urro do coração que não sabe amar.

Que o calor do salão de Ades,
Não me lembre o amor que senti por ti
E da cor, não agonize, vermelha da morte,
Frente ao coração deste nobre.

Prefiro ficar em uma gleba,
Para um dia esperar a tua morte,
E assim eu seja feliz sem ti.

Estou bem

Queria poder amar alguém
Não só um dia,
Não só uma noite,
Mas sim por toda minha eternidade.

Será que a morte também não me quer?
Só vejo alegria na alma dos altonianos,
E tristeza na alma dos jovens atenianos,
Tal qual nem a morte os quer.

Morte, por que tu não me queres?
Pois sei que serei fiel unicamente a ti,
Com todo o meu corpo,
E por toda a minha eternidade.

Pois tenho a certeza que meu amor por te,
Será meu sangue coagulado em meu coração,
E minha espera pelas trevas há de acabar,
Como este texto acabou.

Pensamento 1

Se as palavras fosse postes,
Então eu seria um carro amassado.
E quando a avaliação vier
vão dar perda total.
Pois entre uma e outra palavra eu sempre procuro
A mais bela ou pelo menos
A que eu consiga tocar em você.
Mas nem sempre isso vai ocorrer
E com isso vou batendo nos postes
Mas mesmo sendo um caso perdido eu vou conseguir chegar
No seu coração
Pois meu impulso é sempre querer ter você.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Nem ontem, nem hoje, só amanhã

Entre um pingo e um piscar
Entre uma lembrança e novo oi
Entre uma poesia e uma notícia
Entre o ontem e o amanhã.

Eu me lembro de ontem e gosto
Mas o amanhã também não me parece ser ruim.
Por isso hoje não vou me queixar
Pois tudo amanhã poderá ocorrer.

Não reclamo porque amei
Até mesmo realmente vivi e amei
Mas hoje eu e não o ontem.

Amanhã será um dia de sol e forró
Com meus amigos e esquecendo o passado
Vou embora para Vila Forró, aproveitar que hoje estou só.

Toda Manhã



Acorda menino.
Tá na hora de despertar,
Tá na hora de acordar,
Acorda menino.

Ela continuava a falar,
Mas agradável é sonhar,
Mas tenho que estudar,
Acorda menino.

Tenho que me arrumar,
Pois a hora vai dar,
Acorda menino.

O café está a cheirar,
E os meus olhos a abrir,
E ela continuava a falar acorda menino.

Pesadelo

Acorda policial, acorda...
Cadê a justiça, cadê?
Aonde estão os homens da Lei?
Acordem minha gente, acordem...

Não podemos mais viver
As meias verdades da tevê.
Escondem, pois, as verdades
Ou somos nós que não queremos ver?

Como ver novela?
Como fazer poesias de amor?
Ou ler romances românticos?

Precisamos de uma nova ordem.
Precisamos uma nova literatura.Ou precisamos ser outros?

Sentimentos

Sofro calado de um amor mal amado,
Choro olhando a sua íris,
Achando que ela seja um arco-íris,
Assim choro, pois este está acabado.

Meu coração clama amor,
Mas me sinto meio castrado,
Pois tenho um amor mal interpretado,
Assim choro, pois preciso do seu calor.

Eu só quero um amor,
Para que não me sinta castrado,
E muito menos mal interpretado,
E que possa transmitir meu calor.

Desta maneira eu seja amado,
Entrando em sua íris,
Como se fosse um grande arco-íris,Assim este amor seja inacabado.

Os caminhos de Deus



Em um papel eu pedi a Deus
Pedi a Deus pela minha saúde
Pedi a Deus que me ajude
Pedi a Deus que mostre o caminho.

Em um papel eu agradeci a Deus
Agradeci a Deus pela vida
Agradeci a Deus por você
Agradeci a Deus pela sabedoria.

Em um papel falei com Deus
Em um papel escrevi a Deus
Em um papel supliquei a Deus.

Mas sei que só meu coração
Tem as linhas suficientes para Deus
Escrever se meu será com você.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Navio brasileiro

I
‘Stamos em pleno mar... Abrindo as velas,
Ao quente ar para velocidade pegar,
Veleiro forte corre que nem o americano,
A ave brasileira, arara, beija-nos para acariciar.

Donde vem? Onde vai? Nau errante,
Nas tuas águas espumas negras tens,
Com o trabalho do teu trabalhador,
Líquido, tesouro que enriquece o teu bolso.

Que música batente a ecoar,
Brisa excitante do ver mais,
Assim pedirei para as aves me ajudar.


II
Por que somes assim, barco veloz?
Por que somes do jovem poeta?
Urubu! Urubu! Águia do podre,
Me ajude a ver o que realmente acontece.

Os marinheiros Espartanos,
Belos piratas multicoloidais,
Barbudos como vikings,
Sendo união de italianos, espanhóis e ingleses.

III
Que cenas satanescas estou a ver...
Meu Deus! Meu Deus! Que horror!
Quanta desgraça ao ver,
Fale meu Deus, fale a minha ajuda.

E o Nada pela primeira vez falou:
São homens maltrapilhos,
Mortos vivos, Mão-de-obra barata,
A serviço dos caprichos do capitalismo.

As mulheres, para o afligir da fome vendem o corpo,
As crianças, o trocam por um sanduíche,
Para esquecer, uma batucada, carnavalesca,
Que vem suprimir a fome e a tristeza.


IV
O horror faz-se em uma lágrima,
Tendo a incerteza de vê-lo afundando,
Mas em pequenos baldes
O capitão barbudo tenta salva-lo.

Meu peito em desespero suplica:
Deus tenha piedade desse navio,
Para que possamos sair desse naufrágio
E o sofredor brasileiro seja alegre.

Amar

Quem pode uma criatura senão,
Entre as criaturas, amar?
Amar as coisas,
Amar os animais,
Amar as mulheres.

Qual o ser amoroso que senão,
Entre as belas rosas amar?
Amar a beleza,
Amar a mulher,
Amar a você.

Desabafo

Saudade de quem ama
é a pior doença
entre todas vividas
pois nem se esquece com cana
o sentimento vivido por te um dia.

Sei que queres partir
mas meus olhos vão com você
até onde a vista alcançar
e meu coração
nunca parará de bater por você
minha eterna melodia.

Rezo todos os dias
para que minha Xiquita Bacana
nunca esqueça do que sentiu
por este pobre moribundo
um certo dia.

Não queria muito prolongar
pois esta estória nós sabemos
onde realmente vai dar
pois eu só escrevo a dor
que sua falta é gerador
do amor deste poeta que te ama
e não sabe parar de dizer isso todos os dias.
Te amo!

A máscara um dia cai

A palavra é pouca
Mas o sentimento é muito.
O início é fácil
E o fim sempre complicado.

Estar no alto é ter tudo e nada.
Estar em baixo é não ter e ter.
Mas isso só depende de você?
Ou o que você crê?

Cedo ou tarde você verá
Que nada é o que pensa ser
Pois tudo e todos fingem ser.

E quando descobrir e vir
Cuidado com a hemorragia
Que um dia isso causou a mim.